Baianos e baianas, se aproxima o bicentenário da nossa independência. Nesta data, sinônimo de vitória e força, comemoramos a saída definitiva das tropas portuguesas do nosso estado, dando início a um novo tempo. Neste 2 de julho, 200 anos depois, convocamos a população baiana para ir às ruas em defesa da reestatização da Refinaria Landulpho Alves (RLAM).
Diz a letra do Hino do 2 de Julho: “Com tiranos não combinam brasileiros corações”. Vamos nos manifestar contra a “tirania” do monopólio privado, consequência da privatização da RLAM, que faz com que os baianos paguem os combustíveis e o gás de cozinha mais caros do país. Combustíveis mais caros tiram a competitividade da economia baiana, tira a dignidade dos mais pobres que não podem mais comprar o gás. A concentração dos investimentos da Petrobrás no Sudeste, Rio e são Paulo, aumenta as desigualdades sociais e regionais e é uma ingratidão om o povo da Bahia, que tanto lutou, votou e sempre apoio o presidente Lula.
Lula estará na caminhada do 2 de Julho se irmanado conosco pela luta corajosa do povo baiano pela independência do Brasil na Bahia. Por isso, vamos clamar ao presidente Lula para que reestatize a RLAM.
Juntos, reforçando o significado de unidade, devemos cobrar o retorno daquela que também faz parte da história da Bahia e que tanto tem influência no desenvolvimento econômico e industrial do estado.
O Fórum Baiano em Defesa da Petrobrás, formado pela AEPET-BA, ASTAPE-BA, Abraspet, Sindipetro, CEPE Salvador e o Clube 2004, seguem na luta pela reconstrução da Petrobrás depois das ações de desinvestimentos dos governos Temer e Bolsonaro.
Com a venda dos ativos da Bahia, em especial a RLAM, nós, baianos e baianas não estamos sendo contemplados com as mudanças realizadas pela nova gestão, a exemplo do fim do PPI, que resultou na redução dos preços dos derivados, redução esta que não chegou ao nosso estado, pois somos abastecidos por uma refinaria privatizada.
O nosso grito de guerra no 2 de Julho será: Lula reestatize já a nossa RLAM
O povo baiano vai cobrar de Lula que não nos deixe pagar os combustíveis e o gás de cozinha mais caros do Brasil!
Por isso devemos ir à luta. Junte-se a nós!
#ReconstruiraPetrobráséReconstruiroBrasil
Ato no 2 de julho em defesa do retorno da RLAM
Local: Concentração na Igreja da Lapinha
Data: 2 de julho de 2023
Horário: A partir das 7h
