O período de campanha das eleições 2023 para os Conselhos Deliberativo e Fiscal do fundo de pensão está a todo vapor na chapa Unidade Para o Futuro da Petros, que representa a aliança nacional com apoio de todos os sindicatos petroleiros do Brasil, das Federações e de diversas entidades, inclusive a Associação dos Engenheiros da Petrobrás, núcleo Bahia (AEPET-BA).
A chapa unitária é composta por duas duplas de candidatos para o Conselho Deliberativo, onde estão em disputa duas vagas, sendo uma exclusiva para aposentados, e uma dupla para o Conselho Fiscal, que deve ocupar a vaga única obrigatoriamente para candidatos assistidos.
Para contemplar maior número de votos e aumentar a chance de eleger as três duplas da chapa é indicado que aposentado vote em aposentado, e ativo vote em ativo. Desse modo:
Para os aposentados:
— Conselho Deliberativo: Dupla 65 (Radiovaldo Costa/Sindipetro-BA e Getúlio da Cruz/Astape-BA)
— Conselho Fiscal: Dupla 51 (Silvio Sinedino/Sindipetro-RJ/AEPET e João Antonio de Moraes/Sindipetro-SP)
Para os ativos:
— Conselho Deliberativo: Dupla 66 (Vinícius Camargo/Sindipetro-RJ e Rafael Prado/Sindipetro-SJC)
— Conselho Fiscal: Dupla 51 (Silvio Sinedino/Sindipetro-RJ/AEPET e João Antonio de Moraes/Sindipetro-SP)
Note que a dupla candidata ao Conselho Fiscal não muda. A diferença é apenas nas duplas que disputam o Conselho Deliberativo.
Confira a agenda dos candidatos:
28/08 a 01/09 – candidatos participam de atividades no Recife (PE), em Natal (RN), em Aracaju (SE), em Maceió (AL), em Vitória (ES), em São José dos Campos (SP), em Curitiba (PR) e em Porto Alegre (RS)
05/09 – reunião com aposentados e pensionistas no Sindipetro Caxias (09h) e no Sindipetro-RJ (14h)
06 a 08/09 – atividades em Macaé e em Campos (NF) – agenda ainda será confirmada
12/09 – 07 horas: panfletagem com carro de som na Replan (SP); 10 horas: reunião com os aposentados e pensionistas na quadra do Sindipetro SP, com transmissão pela internet ao vivo
14/09 – 07 horas: panfletagem com carro de som na Regap (MG); 15 horas: reunião com os aposentados e pensionistas, na sede do Sindipetro-MG, com transmissão pela internet ao vivo.
15/09 – 10 horas: programa ao vivo (live) com todos os candidatos em estúdio (mais informações serão divulgadas na semana da atividade)
A chapa Unidade pelo Futuro da Petros é apoiada pela FUP, FNP, Confederação Nacional dos Marítimos (Conttmaf), Federação das Associações de Aposentados (Fenaspe), Federação e sindicatos dos trabalhadores da BR (Fetramico e Sitramico) e por diversas entidades de participantes e assistidos da Petros, como a Aepet, a Astape, a Abraspet, o Cepes, entre outras, além dos sindicatos petroleiros.
Eleger as chapas da unidade é derrotar os bolsonaristas que ainda restam trasvestidos de paladinos da moralidade, mas que estando nos conselhos da Petros nada apresentaram de concreto, só denuncismos e promessas vãs.
Com a unidade da categoria e a luta organizada vamos poder exigir da Petrobrás o pagamento de cerca de R$ 20 bilhões que deve à Petros e sanar o déficit e acabar com os equacionamentos.