Compartilhe

 

Apesar dos protestos de petroleiros, ambientalistas, movimentos sociais e representantes de povos indígenas e quilombolas, leilão ofertou áreas estratégicas à exploração privada e arrecadou mais de R$ 3,5 bilhões em bônus de assinatura.

O megaleilão de áreas para exploração de petróleo e gás, realizado na quarta-feira (7), foi alvo de protestos organizados pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ), em conjunto com ambientalistas, movimentos sociais e representantes de povos indígenas e quilombolas.

A mobilização ocorreu em frente à sede da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no Centro do Rio de Janeiro, e denunciou os impactos socioambientais da expansão da atividade petrolífera e a entrega de áreas estratégicas ao setor privado.

Apesar da mobilização, o leilão foi realizado, com 56 blocos exploratórios e áreas com acumulações marginais arrematados, e bônus de assinatura que ultrapassaram R$ 3,5 bilhões. No regime de partilha do Pré-Sal, sete das 13 áreas ofertadas receberam propostas, somando aproximadamente R$ 530,5 milhões. Nenhuma delas teve concorrência entre empresas.

Já no regime de concessão, foram arrematados 49 blocos exploratórios e três áreas com acumulações marginais, com bônus de cerca de R$ 3 bilhões. Dos 49 blocos de concessão, apenas dez receberam mais de uma oferta, enquanto outros 36 blocos aptos não tiveram interessados.

Arrecadação imediata não garante retorno para a população

Para o Sindipetro-RJ, os valores arrecadados com os bônus de assinatura não podem ser analisados isoladamente. Embora representem uma receita imediata para o Estado, são limitados diante do potencial de riqueza das reservas concedidas e não garantem, por si só, que os benefícios da exploração sejam distribuídos para a maioria da população brasileira.

O debate vai além da arrecadação: envolve o controle sobre recursos naturais estratégicos, a destinação da renda petrolífera, a geração de empregos e os investimentos necessários para atender às demandas sociais. A ampliação da exploração por empresas privadas também levanta questionamentos sobre os mecanismos de fiscalização, os riscos ambientais e a capacidade do país de conduzir uma política energética comprometida com os interesses nacionais.

Margem Equatorial amplia preocupação ambiental

Um dos pontos de atenção é a Margem Equatorial, região considerada estratégica para a expansão da fronteira exploratória brasileira. Na Bacia do Ceará, a Petrobrás arrematou sete blocos em parceria com a QatarEnergy, ampliando a área sob contratos de exploração na região.

A expansão da atividade petrolífera em novas fronteiras exige rigor na avaliação dos riscos ambientais, transparência nos processos de licenciamento e garantias de proteção às comunidades que dependem dos ecossistemas locais. Os impactos potenciais sobre a biodiversidade, a pesca e os modos de vida de populações tradicionais precisam ocupar lugar central nas decisões sobre a exploração desses recursos.

A mobilização organizada pelo Sindipetro-RJ reforça a necessidade de discutir o modelo de exploração do petróleo no Brasil. Para os trabalhadores do setor, a questão fundamental é garantir que as riquezas naturais sejam utilizadas em benefício da sociedade, com soberania nacional, responsabilidade ambiental e retorno social, em vez de priorizar a transferência de áreas estratégicas e seus potenciais ganhos econômicos para os interesses privados.

Fonte: Sindipetro-RJ


Compartilhe