AEPET-BA programou lançamento do vídeo, no dia 20/10, às 19h, pelo canal do Youtube e página do Facebook da entidade
O lançamento do documentário Petrobrás, uma história de lutas, resistência e sucesso acontecerá na próxima quarta-feira, dia 20, às 19h, pelo canal do Youtube e página do Facebook da AEPET-BA. Depois da exibição do vídeo haverá um debate sobre os impactos da saída da Petrobrás para a Bahia.
O documentário integra a programação de atividades preparadas pela AEPET-BA, no mês de outubro, para marcar: 68 anos de criação da Petrobras, 71 anos da RLAM e 80 anos de produção e exploração de petróleo e gás, na Bahia.
Com depoimentos de vários especialistas, o documentário denúncia o governo Bolsonaro pelo desmonte da Petrobrás, no Brasil e na Bahia. Para contar esta história, foi feito um resgate a partir da descoberta do petróleo, no estado, em 1939, passando pela criação da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), em 1950, que impulsionou o funcionamento do complexo petroquímico de Camaçari até os dias de hoje. A Bahia é considerada o berço da descoberta do petróleo e gás no Brasil.
Participam do vídeo, o ex-diretor de Exploração e Produção, Guilherme Estrella; a supervisora técnica do Dieese, Ana Georgina Dias; o ex-gerente da UN-BA, Antonio Rivas; o historiador, Alex Ivo. Foram ouvidos também o secretário-geral da FNP, Adaedson Costa; o diretor de Comunicação do Sindipetro-BA, Radiovaldo Costa; o presidente da AEPET-BA, Marcos André dos Santos e o vice-diretor de Comunicação da AEPET, Marival Matos.
No vídeo, a AEPET-BA tem a preocupação de manifestar a necessidade de manter a Petrobrás na Bahia, gerando: desenvolvimento industrial, preços justos dos derivados, empregos e renda para os baianos. É necessário criar uma frente ampla para barrar a venda da RLAM, dos campos terrestres, das termelétricas, das usinas do Biodiesel, da BR Distribuidora e, ainda, o fechamento da sede administrativa do Norte/Nordeste, em Salvador.
Participe do lançamento do documentário.