Compartilhe

O evento irá promover debate sobre a importância da estatal no desenvolvimento econômico e social do Brasil e de sua manutenção como patrimônio público; acesse o link (abaixo) e participe pela plataforma virtual Zoom

Nesta quinta-feira (16), às 9h, a Câmara Municipal Salvador vai realizar uma sessão especial em homenagem aos 68 anos da Petrobras, empresa pública brasileira que é a maior da América Latina e está entre as principais do mundo.  Na ocasião, também será discutido os 80 anos de exploração comercial de petróleo no país.

A homenagem foi solicitada vereadora Marta Rodrigues (PT), atendendo a uma solicitação do Fórum Baiano em Defesa da Petrobras, com o objetivo de registrar a importância da data e fortalecer a manutenção da empresa pública como patrimônio do povo brasileiro. O evento será transmitido ao vivo pela Tv CAM (Canal 12.3) e tem participação aberta ao público através da plataforma ZOOM e da transmissão nas redes sociais do legislativo municipal (www.facebook.com/tveradiocam).

Para a vereadora Marta Rodrigues, a luta contra as privatizações vem ganhando força diante da tentativa de desmontes nas empresas públicas que estão afetando diretamente a população brasileira, acentuando a fome, a pobreza, a dificuldade financeira e de renda para sobreviver, dentre várias desigualdades sociais.

“O petróleo é o bem natural mais disputado do planeta. A atual política de preço dos combustíveis é um exemplo que fez boa parte da população perceber o quanto manter uma estatal como a Petrobras é importante para o dia a dia do trabalhador brasileiro. A tentativa de privatizar a Petrobras mostra o quanto o governo atual não tem interesse no desenvolvimento socioeconômico e na transformação do país com mais equidade, distribuição de renda e igualdade” disse.

Segundo ela, os números da Petrobras demonstram o tamanho de sua relevância para o povo brasileiro. “Em 2020, a empresa apresentou ativos totais de cerca de R$ 1tri e como estatal tem o dever constitucional de aplicar os recursos em investimentos sociais: saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, reforma agrária e previdência. A Petrobras é uma gigante que nos governos de Lula e Dilma foi fundamental para as conquistas sociais, que colocou oBrasil no ranking das maiores economias do mundo, alavancando transformações, tirando o país do Mapa da Miséria, aumentando a renda do brasileiro, criando empregos e investimentos.  Privatizar a Petrobras é ir contra todo o povo brasileiro”, pontuou.

Membro do Fórum Baiano, o presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras Núcleo Bahia (AEPET-Ba), Marcos André, destacou a importância e o simbolismo da homenagem ocorrer na capital baiana, onde o primeiro poço de petróleo foi encontrado em 1939, no bairro do Lobato, mas pontuou a urgência de defender a manutenção da Petrobras como patrimônio do povo brasileiro diante do maior desmonte que a empresa passa na história.

“Em 2021, ao completar 68 anos da criação da Petrobras e 80 anos da exploração comercial de petróleo, a Petrobras passa pelo maior desmonte de toda sua história. É fundamental retomarmos o que foi vendido e impedir que novas entregas sejam feitas do patrimônio do povo brasileiro. Salvador sempre foi espaço das lutas pela soberania, pela independência da Bahia e do Brasil, e a soberania nacional está diretamente ligada a capacidade do país de prover a própria energia e assegurar o seu desenvolvimento econômico e social, soberano e livre”, disse.

Marcos André cita o exemplo da Refinaria Landulpho Alves, no município baiano de São Francisco do Conde, como um dos principais exemplos de desmontes da empresa. “Na Bahia, por exemplo, todos os ativos foram colocados à venda e entregues, como a simbólica e importante Landulpho Alves que foi comprada por um grupo dos Emirados Árabes cuja primeira coisa que fez foi tirar o nome da refinaria, apagando da história aquele que foi governador da Bahia e relator do projeto de 1953 que criou a Petrobras. É muito importante para que a sociedade baiana se mobilize e por essa razão as entidades que criaram o Fórum, e viram a importância de homenagear esses 68 anos”, explicou.

Sessão – O Fórum Baiano em Defesa da Petrobras é formado por três entidades: a Astape (Associação dos Aposentados da Petrobras), a Abraspet (Associação dos Anistiados da Petrobras) e AEPET (Associação dos Engenheiros da Petrobras Núcleo Bahia).

Acesse o link:

https://us06web.zoom.us/j/87694004175

Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Marta Rodrigues


Compartilhe