Compartilhe

 

Integrando as atividades comemorativas pelos 70 anos da Petrobrás, na segunda-feira, 11 de dezembro, às 18h, ocorrerá uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Salvador, no Plenário Cosme de Farias.

A iniciativa é da vereadora Marta Rodrigues (PT) que atendeu solicitação feita pelo Fórum Baiano em Defesa da Petrobrás.

A vereadora destacou a importância da empresa no desenvolvimento econômico e social do país, bem como na soberania nacional. “Depois de tantos ataques e desmontes que temos passados, a Petrobrás, com nosso presidente Lula, volta a ser vista com a grandeza e relevância estratégica que tem. Por isso, além de celebrar a existência e a história ao longo desses 70 anos, é tempo também de reconstruir e defender o serviço público”, diz Marta Rodrigues.

A Sessão será aberta ao público e transmitida pelo Facebook da TV Rádio Câmara e no Canal 12.3 da TV aberta.

 

Reconstruir a Petrobrás

 

A Petrobrás foi criada em 03 de outubro de 1953, sendo motivo de orgulho para os brasileiros e brasileiras. Sua trajetória está cheia de triunfos e desafios. Desde os pioneiros visionários que acreditaram no potencial do petróleo no Brasil até as descobertas do Pré-Sal, e, recentemente, as descobertas na margem equatorial.
Ao longo dos anos, a empresa se consolidou como uma das maiores empresas da América Latina, no setor de petróleo, graças ao trabalho de petroleiros e petroleiras, seu principal patrimônio.

A partir do governo Temer, e de forma mais intensa no governo Bolsonaro, a política de negócios da Petrobrás foi totalmente modificada, inaugurando a era das privatizações dos ativos da empresa e até a tentativa de privatizar a própria Petrobrás, o que provocou prejuízos econômicos e sociais para o Brasil e, particularmente, para a Bahia.

O estado foi duramente atingido pelo programa de desinvestimentos. A primeira refinaria nacional, a Refinaria Landulpho Alves e seus ativos logísticos foram vendidos para o Mubadala Capital, fundo financeiro de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Desde então, a Acelen, que administra a Refinaria, dita os preços dos derivados de petróleo.

Um estudo do Observatório Social do Petróleo mostra que nos dois últimos anos, com a venda da RLAM, os consumidores baianos pagaram mais de um bilhão de reais a mais pelos mesmos combustíveis vendidos pelas refinarias da Petrobrás.

O presidente da AEPET-BA, Marcos André, convida baianos e baianas para que participem das atividades pela reconstrução da Petrobrás, na Bahia. Também é fundamental lutar pela renacionalização da RLAM para que a população pague preços justos pelos combustíveis e gás de cozinha.

Participe da Sessão Especial!

 

SERVIÇO

 70 anos da Petrobrás: Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Salvador

Local: Câmara de Vereadores de Salvador, no Plenário Cosme de Farias

Data: 11 de dezembro de 2023

Horário: 18h


Compartilhe