Edição especial do programa Faixa Livre debate as consequências geopolíticas e energéticas dos bombardeios a instalações nucleares iranianas
No dia 21 de junho de 2025, caças norte-americanos atacaram três instalações nucleares no Irã — Fordo, Natanz e Isfahan — com o uso de bombas bunker buster, armamentos capazes de perfurar estruturas subterrâneas. A ofensiva elevou a tensão mundial ao nível máximo e reacendeu o temor de uma nova guerra de proporções globais, com consequências imprevisíveis, inclusive no campo nuclear.
As implicações desse ataque foram debatidas em edição especial do programa Faixa Livre, apresentado por Anderson Gomes. O episódio questionou o papel dos Estados Unidos como “guardião” do acesso à tecnologia nuclear. “Quem deu o direito aos EUA de decidir quais países podem ou não desenvolver programas nucleares?”, indagou o apresentador durante a abertura do programa.
O Irã iniciou seu programa nuclear na década de 1950 com apoio dos próprios Estados Unidos. No entanto, após a Revolução Islâmica de 1979, que derrubou o regime alinhado a Washington, o país passou a ser alvo sistemático de sanções econômicas, atos de sabotagem, assassinatos de cientistas e, agora, ataques militares diretos — tudo sob o argumento de garantir a “segurança internacional”, frequentemente invocada para justificar ações unilaterais de interesse norte-americano e de seus aliados.
Participaram do debate:
- Ildo Sauer – Professor e coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Desenvolvimento de Recursos Energéticos do Instituto de Energia e Ambiente da USP e ex-diretor de Gás e Energia da Petrobras;
- Ualid Rabah – Presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL);
- Lejeune Mirhan – Sociólogo, professor universitário aposentado, escritor e analista internacional especializado em Oriente Médio.
A discussão abordou ainda os impactos geopolíticos e energéticos do episódio, incluindo os riscos para o equilíbrio global e o uso político do controle sobre tecnologias estratégicas como a nuclear.
Assista ao programa na íntegra!