Compartilhe

De apoio à ditadura a incêndio em São Paulo; livro busca reflexões

A AEPET-BA foi convidada para o lançamento do livro “Petrobras e petroleiros na ditadura: trabalho, repressão e resistência”, que acontecerá, no dia 21 de agosto, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, no Rio de Janeiro. O evento será na sala Evaristo de Moraes Filho.

O livro aborda o contexto da criação da Petrobrás em 1953 e remonta, onze anos depois, em 1964, a colaboração e apoio da estatal à ditadura militar e as consequências para sindicatos e a categoria petroleira. O incêndio na Vila Socó, em Cubatão-São Paulo, em 1984, onde morreram pelo menos 93 pessoas como consequência dos danos às populações urbanas vulnerabilizadas, é um outro assunto que a obra traz, como também a questão climática e os impactos para os povos indígenas, a exemplo do Vale do Javari, no Amazonas.

O lançamento do livro abre caminho para discussão e reflexões de posicionamentos passados, o presente e seus desafios e, não menos importante, um vislumbre do futuro da Petrobrás. A obra é lançada pela editora Boitempo.

 

Petrobrás colaborou com a ditadura

A obra, composta por 14 capítulos, aborda o contexto de criação da empresa e seu lugar estratégico no projeto de desenvolvimento local, avançando no detalhamento das múltiplas formas de colaboração entre a empresa e a ditadura militar.

Destaca as consequências dessa aliança sobre a categoria petroleira e seus sindicatos. A pesquisa também traz à tona casos envolvendo ações da empresa sobre populações urbanas vulnerabilizadas, a exemplo caso do incêndio em Vila Socó, Cubatão/SP, em 1984, e as consequências para povos indígenas do Vale do Javari/AM, das atividades sísmicas desenvolvidas em seus territórios.

O debate sobre as implicações da atividade petrolífera no contexto da crise climática e a importância e atualidade da Justiça de Transição e das políticas de memória, justiça e reparação também estão presentes.

A organização do livro é de responsabilidade de Luci Praun; Alex de Souza Ivo; Carlos E. S. de Freitas; Claudia Lima da Costa; Júlio César P. de Carvalho; Márcia Costa Misi; Marcos de Almeida Matos.

Serviço

  • Data: 21 de agosto de 2024
  • Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ – Sala Evaristo de Moraes Filho
  • Endereço: Largo São Francisco de Paula, 1 – Centro, Rio de Janeiro
  • Horário: 17h

Compartilhe