Dirigentes sindicais entregaram o Dossiê Petros ao presidente Lula e a nova presidenta Magda Chambriard
O secretário-geral da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Adaedson Costa, entregou o Dossiê Petros para o presidente Lula e para a nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, em evento de posse realizado ontem (19/06), no Cenpes (RJ).
O dirigente sindical também alertou a ambos sobre os graves problemas dos equacionamentos da Petros, que precisam ser solucionados com urgência.
Estavam presente na posse de Magda também a primeira-dama, Janja; oito ministros de Estado; os presidentes da CEF, do Banco do Brasil e do BNDES e várias outras autoridades.
O dossiê resgata toda a trajetória do Plano Petros e faz um diagnóstico dos PPSP-R e PPSP-NR, apresentando as alternativas que foram construídas pelas entidades no GT Petros para solucionar os problemas estruturais dos planos e acabar com os equacionamentos.
O material foi resultado dos debates do Seminário Nacional, que aconteceu no Rio, nos dias 18 e 19/06. Foram dois dias de muitos debates. Durante o evento, as entidades que integram o Fórum em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros reforçaram a urgência de uma ampla mobilização nacional para pressionar a Petrobrás a avançar no atendimento de um dos principais pleitos da categoria petroleira: resolver de uma vez por todas os problemas estruturais dos PPSPs e acabar com equacionamentos.
Nesta quinta-feira (20/06), aposentados e pensionistas realizaram um ato, no Edisen. Cerca de 800 trabalhadores permanecem em vigília no local, exigindo solução imediata para os descontos dos déficits da Petros que estão atingindo muitas famílias.