Termina hoje (05/04), a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI) da Bahia, promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do estado. Com o tema “Por Uma Bahia Mais Inovadora”, o evento reúne cerca de 300 representantes eleitos nas plenárias macroterritoriais para discutir propostas e diretrizes que impulsionam as políticas de inovação na região.
A jornada rumo à conferência estadual iniciou-se com 11 plenárias macroterritoriais, abrangendo diversos setores da sociedade, desde a academia até o setor produtivo e a sociedade civil. Ao longo desses encontros, mais de 1000 propostas foram levantadas, refletindo o engajamento e a diversidade de ideias presentes no cenário científico e tecnológico baiano. Para o secretário da Secti, André Joazeiro, a conferência representa o ápice de um processo participativo e democrático.
“As plenárias macroterritoriais foram momentos enriquecedores de diálogo e colaboração, nos quais pudemos ouvir as demandas e necessidades de diversos setores da sociedade. Agora, na conferência estadual, os representantes eleitos terão a importante tarefa de consolidar essas propostas em um documento que orientará as políticas de CT&I do estado.”
O evento conta com painéis dedicados aos quatro eixos temáticos previamente estabelecidos, nos quais especialistas conduzirão debates e reflexões. Hoje acontece a plenária para analisar as proposições e elaborar o relatório final da conferência.
Edson Valadares, assessor de Planejamento e Gestão da Secti e coordenador Geral da 5ª CECTI, falou sobre o evento.
“Estamos otimistas com o potencial desse encontro para impulsionar a ciência, tecnologia e inovação em nosso estado. As propostas elaboradas durante as plenárias macroterritoriais são fundamentais para nortear as ações futuras e promover um ambiente mais propício ao desenvolvimento científico e tecnológico na Bahia.”
O relatório final da conferência não apenas subsidiará a formulação da nova política estadual de ciência e tecnologia, mas também atenderá às demandas da conferência nacional, que ocorre entre os dias 04 e 06 de junho.
A 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é um marco importante no calendário baiano, reafirmando o compromisso do estado com o progresso e a inovação.