Compartilhe

 

A demanda global por petróleo deve continuar crescendo no médio prazo, conforme indica o mais recente relatório de Cenários Macro de Petróleo da Rystad Energy. O estudo revela que as alternativas de baixo carbono ainda não estão suficientemente desenvolvidas ou economicamente competitivas para substituir o petróleo, especialmente nos setores de transporte e serviços industriais.

Cerca de um quarto da demanda global de petróleo vem do transporte rodoviário de passageiros. Embora as vendas globais de veículos elétricos (EVs) tenham atingido 19% em 2022, desafios como infraestrutura de carregamento insuficiente e a retirada de subsídios impedem uma adoção mais ampla. A Rystad Energy prevê que a eletrificação do transporte rodoviário de passageiros ganhará força na segunda metade desta década.

No transporte rodoviário comercial pesado, a demanda por petróleo deve crescer juntamente com a expansão da economia global, especialmente na Ásia. As alternativas ao petróleo, como baterias para caminhões Classe 8, ainda enfrentam limitações significativas. Tecnologias como a troca de baterias e o carregamento por catenária são promissoras, mas ainda não são economicamente viáveis em larga escala.

A indústria marítima enfrenta desafios semelhantes, com alternativas como amônia e metanol ainda não superando o petróleo em termos de acessibilidade e densidade energética. O Combustível Sustentável de Aviação (SAF) tem potencial para crescer na próxima década, mas não impactará significativamente a demanda por petróleo nos próximos cinco anos, com uma participação inferior a 5% até o final da década.

(Com informações do Petro Notícias)


Compartilhe