Palestra acontecerá durante a reunião virtual da diretoria, que é aberta aos associados (as)
Amanhã, terça-feira (20/07), às 18h, durante a reunião virtual da diretoria da AEPET-BA, o economista e diretor da entidade, Marival Matos, apresentará um estudo inédito sobre a precificação dos derivados de petróleo e a correlação com os três modelos de mercado petrolífero brasileiro, no período compreendido entre 1900 e 2021.
Marival vai falar, ainda, sobre os efeitos adversos da política neoliberal na economia brasileira a partir da falsa premissa de que a abertura do mercado de petróleo e a competição melhoram as condições de oferta e os preços ao consumidor final utilizada pelo governo Bolsonaro para justificar a privatização das refinarias.
Para desenvolver a pesquisa, o economista analisou os custos de extração e refino de petróleo e a estrutura e composição dos preços dos principais derivados no mercado brasileiro. Comparou os marcos regulatórios e a correlação com a política de preços dos combustíveis antes e depois da Petrobrás, como a divisora de águas na política do petróleo e na administração dos preços dos derivados do petróleo.
Quem é Marival
Marival é aposentado da Petrobrás e foi professor da Federal de Sergipe (UFS). Tem Doutorado pela ULHT de Portugal. Atualmente, é vice-Diretor de Comunicação da AEPET-BA.
Para ter acesso ao estudo clique no link https://aepetba.org.br/v1/2021/06/29/a-politica-de-precos-dos-combustiveis-no-brasil-antes-e-depois-da-flexibilizacao-do-monopolio-estatal-do-mercado-de-petroleo/