A diretoria da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) promoveu o seminário “Equacionamentos e o Futuro da Petros” na sede nacional da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET, no centro do Rio de Janeiro, no dia 20/02. O evento contou com a participação de dirigentes dos Sindipetros RJ, LP, SJC, PA/AM/MA/AP e AL/SE.
Durante o seminário, foram delineadas as estratégias para uma ampla campanha nacional em defesa dos participantes e assistidos da Petros, com o objetivo de eliminar os Planos de Equacionamento de Déficits (PEDs) e pressionar a Petrobrás, patrocinadora do fundo de pensão, a quitar suas dívidas.
Na primeira parte do evento, os expositores abordaram o andamento dos trabalhos do GT Petrobrás, Petros e Entidades Representativas, incluindo a expectativa da apresentação de uma proposta pela Petrobrás em março, além de analisar os primeiros meses dos mandatos dos conselheiros representantes dos trabalhadores na Petros.
Na segunda metade, os diretores da FNP debateram suas perspectivas sobre os equacionamentos e o futuro da Petros, propondo ações estratégicas para mobilizar a categoria e pressionar a Petrobrás nos próximos meses.
Ao final do seminário, a diretoria da FNP deliberou 10 resoluções de consenso. Confira:
- Continuidade de atos e mobilizações para o fim dos equacionamentos, com a construção de um ato em março para exigir a proposta prometida pela gestão Jean Paul Prates.
- Melhoria da comunicação com as bases sobre os trabalhos do GT Petrobrás, Petros e Entidades.
- Cobrança de reunião com o presidente da Petrobrás.
- Manutenção do Plano BD.
- Construção do Seminário Nacional das Entidades Representativas dos Participantes da Petros.
- Participação na gestão da Petros por eleição.
- Cobrança à Petros/Petrobrás de intervenção dos participantes em qualquer mudança de regulamento.
- Cobrança de alteração do regulamento para garantir transparência na gestão da Petros.
- Construção do Seminário dos Representantes das Estatais sobre Previdência.
- Continuidade de todos os esforços (político, administrativo e jurídico) para garantir os direitos dos participantes da Petros.
(Com informações da FNP)
Fonte: SindipetroSJC