AEPET-BA e Abraspet lançam em Salvador livro “A Petrobrás Fatiada – Prejuízos para a Engenharia e Soberania Nacionais”
Com o objetivo de denunciar os prejuízos provocados após a privatização da Petrobrás e riscos à soberania nacional, será lançado, em Salvador, nesta sexta-feira, dia 17/03, o livro “A Petrobrás Fatiada – Prejuízos para a Engenharia e Soberania Nacionais”. O evento acontecerá às 17h, na sede da Abraspet, Av. Tancredo Neves, 274 – Bloco B – Caminho das Árvores (próximo do Shopping da Bahia).
O evento será transmitido pelos canais do Youtube da AEPET-BA e da Abraspet, que são as entidades promotoras do lançamento do livro.
A geóloga e vice-diretora de Comunicação da AEPET, Patrícia Laier, uma das organizadoras do livro, vai estar em Salvador para lançar a coletânea.
A obra que em seu primeiro volume reúne nove capítulos escritos por autores que conhecem a fundo a companhia, que não só se tornou uma das maiores petroleiras da América Latina, como chegou a desempenhar importante papel na industrialização brasileira e no fornecimento de energia e diversos insumos para o país. Através dos textos, é contada a história desse verdadeiro Sistema, que vem sendo desmantelado nos últimos anos.
No livro, são denunciadas as ilegalidades promovidas pelo desmonte do Sistema Petrobrás e que comprometem a soberania nacional, discute a evolução dos preços dos combustíveis entre 2010 e 2021 e demonstra que é possível uma política tarifária capaz de induzir o crescimento econômico do Brasil, prevendo a transição energética, com geração de riqueza, mas sem penalizar a sociedade, sobretudo os mais pobres.
Outro viés é o desmonte do refino e a privatização da Petrobrás Distribuidora. O livro traça também um panorama histórico-crítico da área de exploração & produção de petróleo pela Petrobras, desde a descoberta e disputa com multinacionais pela Bacia de Campos, passando pela descoberta do pré-sal e culminando com os ataques externos aos campos objeto do contrato da Cessão Onerosa.
A Petrobrás completa 70 anos, em 03 de outubro, e durante as comemorações deverá reacender o debate sobre sua função estratégica para o país, em meio ao início de um novo governo.
Por isso, é leitura obrigatória para quem está interessado em conhecer a história recente da Petrobrás como uma empresa de energia e engenharia, integrada de sul a norte do País, uma empresa âncora que gera empregos e absorve mão-de-obra especializada formada nas universidades e institutos de educação, ciência e tecnologia brasileiros.
O livro foi organizado por Patrícia Laier, Francisco Gonçalves e Orildo Lima e conta com a contribuição dos colaboradores, Eduardo Costa Pinto (professor de economia da UFRJ e membro do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – Ineep), George Torres (advogado aposentado pela Petrobras), Marco Antônio Pinheiro Machado (geólogo aposentado pela Petrobras), entre outros. O prefácio é do geólogo Guilherme Estrella
Para a publicação da obra contou com o apoio da Associação dos Engenheiros da Petrobrás, Núcleo Bahia (AEPET-BA) e parceria entre a Associação dos Geólogos do Rio Grande do Norte (Agern), o Sindicato dos Geólogos de São Paulo (Sigesp) e a Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), com o patrocínio do sistema Confea-Crea, da Mútua e da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET).
(Com informações do Confea e da AEPET)