A AEPET-BA lembra aos trabalhadores e trabalhadoras que hoje, às 14h, a Petrobrás fará uma Live para esclarecer informações sobre a pesquisa de Engajamento 2023. Em anos anteriores, essa pesquisa visava mensurar os níveis de comprometimento e satisfação dos empregados, com o objetivo de realizar adequações administrativas onde os indicativos apontavam as necessidades.
A pesquisa de engajamento é uma ferramenta de comunicação interna, coordenada pelo RH, que busca conferir maior solidez à produtividade, com consequente maximização do lucro, através da melhoria das condições e relações de trabalho, sem alterar a estrutura de opressão existente na empresa. É um mecanismo para dispensar melhor tratamento e, assim, obter melhor produção, mas que não altera a lógica do capital e a busca incessante pelo lucro, impulsionando a desigualdade e a dominação social.
A AEPET-BA entende que a pesquisa de engajamento pode funcionar para denunciar as condições de trabalho e as relações laborais, levando em consideração a atuação da Petrobrás nos últimos anos. A nova gestão precisa ouvir as demandas dos trabalhadores e também precisa mudar sua cultura e valores para se tornar uma empresa mais justa e humana.
Os últimos seis anos foram muitos difíceis com ataques constantes aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e degradação do ambiente de trabalho. Além disso, na Bahia e, principalmente, no Nordeste, a política de destruição da empresa da gestão anterior promoveu o fechamento, arrendamento e venda das unidades. Os efeitos foram devastadores para os petroleiros e petroleiras. Perseguições, assédio moral organizacional, deslocamentos para outros estados, piora na saúde física e mental são algumas das consequências da política promovida pelos gestores nomeados na administração anterior.
Vamos denunciar esses fatos a nova gestão para mudar essa realidade. Não deixem passar a oportunidade de relatar o sofrimento passado e indicar os gestores que não têm vocação ou habilidades para gerir pessoas. Por isso, participe da Live programada pela Petrobrás sobre a pesquisa de engajamento.