Compartilhe

 

Venda do Bahia Terra foi suspensa e Petrobrás segue cronograma para retomar produção interrompida após ANP interditar estações

 

Em comunicado interno, divulgado pela Petrobrás, a força de trabalho tomou conhecimento sobre o resultado de uma reunião da UN-BA que atualizou as informações sobre o Polo Bahia Terra, na Bahia. Participaram dessa reunião, que aconteceu no início de março, o gerente geral da UN-BA, Frederico Vieira, e o Gerente Executivo de Terra e Águas Rasas (TAR), Paulo Marinho.

Eles esclareceram informações sobre a desinterdição de 38 instalações do Bahia Terra, que foram interditadas em dezembro pela ANP, e os desdobramentos do Plano de Negócios 2023/2027 referente à UN-BA. O Plano prevê investimentos no valor de US$ 800 milhões para o Polo Bahia Terra, com a previsão de 140 perfurações de solo e cerca de 900 intervenções em poços que envolvem os campos de produção. Além de outras atividades para a retomada da produção dos campos.

O gerente geral da UN-BA informou, ainda, a prorrogação das concessões e a retomada das perfurações, paralisadas desde 2019. No momento, 15 sondas estão em funcionamento no Bahia Terra.

 

Suspensão da venda do Bahia Terra

A suspensão da venda do Polo Bahia Terra e a retomada da produção foram anunciadas durante a visita do presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, à Bahia. O Bahia Terra era o último ativo da Petrobrás no estado. Em uma série de reuniões com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, deputados e prefeitos na segunda-feira (13/03), confirmou que a empresa está tomando as medidas necessárias para reiniciar a produção no Polo Bahia Terra até abril.

“A produção de ativos em nossas operações terrestres foi interrompida por ação regulatória da ANP, que não foi ação da Petrobras. Neste mês, vamos finalizar todas as exigências da Agência para retomar a produção no Bahia Terra Hub até o início de abril. Vamos retomar a produção e é importante para os municípios, é importante manter os empregos porque é importante para a Petrobrás”, disse Prates.

A paralisação das operações do Bahia Terra foi no final do ano passado a pedido da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A Petrobrás vem aderindo a um cronograma proposto para retomar a produção e agilizar as respostas às solicitações regulatórias e o Polo Bahia Terra seria um deles.

O Polo Bahia Terra engloba os campos de produção e extração de petróleo e gás de Balsamo, Araças, Buracica, Imbé, Taquipe, Santiago e os Parques Recife, São Sebastião e São Paulo, além da Estação Vandemir Ferreira.

 


Compartilhe