AEPET-BA encaminhou documento para que PASA comece a funcionar logo na Bahia
O novo Programa de Avaliação de Saúde do Aposentado (PASA), uma das conquistas do Acordo Coletivo de Trabalho do Sistema Petrobrás (ACT 2023/2025), já está disponível para todos os aposentados e pensionistas, sem qualquer desconto da AMS.
O PASA tem como objetivo realizar estratégias integradas de atenção primária à saúde dos beneficiários com mais de 60 anos, oferecendo exames periódicos e acompanhamento por um médico de família.
Inicialmente o PASA foi disponibilizado em São Paulo, na Clínicas de Atenção Primária do Sírio-Libanês, embora exista o compromisso da empresa de que seja implementado este ano no Rio de Janeiro e em Salvador, Bahia.
Por enquanto para os demais estados, os aposentados só podem utilizar o Programa via online, baixando o aplicativo do Sírio-Libanês e seguindo as instruções.
A AEPET-BA solicitou, por meio de um ofício, ao presidente da Petrobrás que o PASA seja implementado logo no estado de forma presencial (veja documento no final da matéria). Isso sabendo que a Bahia concentra o segundo maior contingente de aposentados da empresa e devido às dificuldades que eles enfrentam para preencher atendimentos de saúde on line
Adaedson Costa, secretário-geral da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), também destacou a importância nacional do programa, afirmando que “é fundamental que a Petrobrás garanta abrangência nacional para o programa, com atendimento presencial em todo o país”, como tem sido cobrado pelas federações e os sindicatos. Ele destacou ainda que a luta por qualidade no plano de saúde e dignidade na aposentadoria continua.
Com foco na prevenção da saúde dos aposentados e pensionistas, o novo PASA é isento de coparticipação e oferece uma avaliação médica anual semelhante ao exame periódico dos empregados da ativa. As consultas são personalizadas, acompanhadas por um médico de família que coordena toda a jornada de saúde do participante, indicando exames preventivos necessários e montando um plano individual de cuidados.
O convite para a consulta anual é enviado no mês do aniversário do beneficiário, que terá até 90 dias após a avaliação médica para realizar os exames recomendados.
O lançamento do novo PASA ocorreu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 11 de abril, com a participação de representantes das duas federações de petroleiros (FNP e FUP).
Leia aqui o documento encaminhado ao presidente da Petrobrás
(Com informações da FNP)